quinta-feira, 31 de julho de 2014

Desvendando a Comunicação Integrada de Marketing (CIM)



Você já deve estar cansado de ouvir falar em comunicação, marketing, publicidade, propaganda, promoções... Mas sua empresa utiliza corretamente todos esses meios para se comunicar com seus clientes? Se sua resposta foi um sim, você deve estar atento se a mensagem enviada é a mais assertiva para ter bons resultados.

A comunicação integrada de marketing (CIM) veio para auxiliar a melhor forma de passar a mensagem para seus públicos de interesse, ao qual facilita o entendimento de onde sua empresa quer ir e com quem quer manter seus negócios.

Conforme Schultz, Tannenbaum e Lauterborn (1994), “uma nova maneira de se olhar para o todo, lá onde há algum tempo víamos apenas partes distintas, tais como propaganda, relações públicas, promoções de vendas, compras, comunicação de empregados e assim por diante. É um realinhamento das comunicações a fim de observá-las do mesmo modo como o cliente vê – como um fluxo de informação proveniente de fontes indistinguíveis”.

Ou seja, falar da mesma forma padronizada e “entendível” para todos os canais da empresa, passando a mesma mensagem para funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade como um todo. Parece simples, mas muitas empresas ainda cometem o erro de não padronizar sua comunicação, perdendo grandes oportunidades e reconhecimento dos seus trabalhos.

Ainda me deparo com empresas que usam sua marca de qualquer jeito, qualquer cor, qualquer posição, entre outros; sem perceber que desta maneira só estão jogando seu dinheiro fora.

Uma grande ressalva é a importância de ter um marketing ativo a esses detalhes que são essenciais para o sucesso no alcance das metas estipuladas. Por exemplo, ter um site de um formato passando uma mensagem e atingindo um público específico; e ao mesmo tempo fazer um catálogo que passa outra mensagem, atingindo outro público é um desperdício de investimentos. Quando se faz esse tipo de comunicação à empresa acaba ficando sem foco e não integrando a mensagem como um todo. Isso faz com que a empresa tenha maior dificuldade em chegar aos seus resultados e também deixa de trabalha sua marca e seu posicionamento de mercado.

Outro exemplo bem comum são empresas que fazem campanhas e se esquecem de trabalhar as equipes internas, deixando uma falha na comunicação. Com isso, a campanha não trará o retorno esperado, pois os clientes podem ficar encantados com as mensagens feitas, mas quando se depararem com uma equipe despreparada, acabam desconfiando do que foi proposto pela empresa.

Então quando falamos em CIM temos que pensar em comunicação administrativa, comunicação interna, comunicação mercadológica e comunicação institucional. É necessário abranger a comunicação como um todo, assim teremos mais êxito nas ações de marketing. E com isso, um melhor trabalho de posicionamento e reconhecimento da marca.

Nada melhor que falarmos e sermos compreendidos em nossas mensagens. O mundo empresarial esta carente de clareza em sua comunicação, pois uma mensagem correta faz toda a diferença para sua marca estar ou não no mercado, bem como conquistar clientes.

Precisando renovar sua comunicação? Fale conosco.
Por Silvia Regina - SR Comunica
Confira esse artigo na Revista Vitrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário