quarta-feira, 10 de julho de 2013

Atendimento... Posso Ajudar?

 
Mais um ano se inicia com novos projetos, metas e desafios. Não podemos esquecer de analisarmos como esta nosso atendimento. Você se pergunta como nossos clientes são recebidos diariamente na empresa? Como são escutados? Já pensou como é a excelência em atender para encantar seus clientes?
Os clientes satisfeitos não geram o estresse que pessoas indignadas com a empresa possam causar. Ter equipes preparadas para lidar com possíveis situações de conflito são raras. O tempo também é um item precioso quando se fala em atendimento, pois clientes satisfeitos tomam muito menos tempo das equipes do que os indignados, pois irão gastar tempo e energia de sua equipe reclamando.
E sem falar no desgaste de sua imagem e marca, pois pessoas que sofrem um fato ruim com a empresa divulgam em sua relação de amigos e agora até mesmo em redes sociais a sua experiência, prejudicando assim a reputação da empresa.
Quando se trabalha focando em um bom atendimento as próprias equipes internas se tornam mais motivadas para um trabalho eficaz. E com isso, naturalmente oferecem mais produtividade para sua empresa e atenção ao cliente.
Deixar suas equipes mais prestativas é um trabalho diário e necessita controle para que se possam evitar possíveis mal entendidos com o cliente. Quando se trabalha com essa visão é possível conquistar uma equipe mais proativa a possíveis correções necessárias ao fluxo de trabalho.
Um elemento importante no atendimento é como nos comunicamos com nossos públicos. Varias pesquisas já foram aplicadas para o conhecimento mais profundo do ser humano. Um famoso pesquisador é Albert Mehrabion, que concluiu que nossa mensagem é transmitida por meio de: “o que dizemos, isto é, as palavras que usamos correspondem a 7%; como dizemos, isto é, o uso da voz em termos do tom, volume e ritmo corresponde a 38%; e nossa linguagem corporal corresponde aos incríveis 55%”.
Podemos perceber que a linguagem corporal é muito importante para a transmissão correta da mensagem. E com essa informação já podemos analisar como hoje nossa equipe esta sendo apresentada para o mercado. Pensar em que trajes minha equipe usa, como falam e como “vendem” a imagem da empresa, são questões essenciais para serem vistas no sucesso de um bom atendimento.
Para surpreender no atendimento é necessário que todos saibam exatamente aonde a empresa quer chegar, saibam o que as equipes estão fazendo e agir constantemente na melhoria do atendimento que hoje sua empresa oferece.
 
Por Silvia Regina | SR Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário