terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Como se tornar um bom líder.


Um bom líder deve ter em mente sempre à vontade e intenção de mudar, crescer e logicamente melhorar. Somente com esse pensamento constante é possível passar para suas equipes o verdadeiro objetivo da empresa.

As equipes e a própria direção da empresa devem ter em mente que para ter novos resultados, não podem continuar fazendo a mesma coisa.

Sabemos que é fácil falar em mudanças, mas torná-las realizáveis é necessária muita determinação de todos na empresa. Fazer mudanças é passar de rotinas familiares e confortáveis às desconhecidas e desconfortáveis, pois sair da zona de conforto causa contrariedades.

No entanto se você tem metas e objetivos claros para as pessoas da empresa, o líder tem que coloca-las em ação, sendo um verdadeiro instrutor e exemplo para suas equipes.

É também muito comum confundir gerentes/chefes como líderes, nem todo gerente/chefe é um líder e nem todo líder é um gerente/chefe. Lembre-se gerência é o que fazemos, liderança é o que somos.

Quando você consegue ser o exemplo bom para as pessoas, você se torna um líder, pois não é a hierarquia que faz as pessoas acreditarem no seu trabalho, e sim, seus atos e sua conduta.

Um líder pode ser definido como: “A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”. James C Hunter, 2006.

Ser um líder é ter um dom, é influenciar não somente no trabalho, mas sim, no posicionamento da vida, pois as mudanças são mais profundas quando uma pessoa se deixa interferir para seu próprio crescimento. Portanto seus relacionamentos mudam, suas atitudes mudam e seus objetivos mudam.

Qualquer um que queira ser um líder entre vocês deve primeiro ser um servidor. Se você opta por liderar, deve servir”. Jesus Cristo.

Lembre-se: ser líder muitas vezes é tomar atitudes, isso deixará pessoas irritadas e descontentes, não importando o cargo que ocupe. Saber demitir pessoas que não querem as mudanças é necessário para o sucesso e vida da empresa.

Uma correção na estrutura organizacional se faz muitas vezes necessário, a fim de mostrar para todos que a empresa esta realmente mudando, e isso será possível se a empresa cultiva verdadeiros líderes em suas equipes.
Por Silvia Regina | SR Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário