quarta-feira, 4 de julho de 2012

Que valor você dá para seus produtos / serviços?


Estava revendo algumas literaturas importantes que utilizei em meu tempo de graduação e me deparei com um livro muito usado “Marketing para o Século XX do autor Kotler”. Apesar de ter sido publicado no Brasil em 1999, tem ainda um contexto muito atual.

Neste livro é abordado um novo pensamento para a época, a importância de oferecer valor ao produto e com isso, obter melhores conhecimentos de seus clientes. Passado mais de 13 anos o conceito ainda é muito inovador. Muitas empresas ainda galgam o caminho de oferecer o valor agregado aos seus produtos.

Ao desenvolver um novo trabalho de consultoria, sempre enfatizo nas equipes da organização a importância de conhecer seus clientes e estar abertos a obter constante informação. Esse trabalho muitas vezes direciona os negócios da empresa.

“As empresas precisam crescer se quiserem atrair talentos, criar oportunidades de carreira para os funcionários, satisfazer todos os interessados e competir com maior eficácia”. Kotler, 1999.

Por incrível que pareça ainda encontramos diretores e gerentes que confundem o marketing com vendas. Esse pensamento se esbarra diretamente na questão de oferecer valor ao produto e/ou serviço.  O marketing começa muito antes de se concretizar uma venda e continua seu trabalho após a efetivação da venda.

Entre muitas responsabilidades do setor de marketing está presente a estratégia de como oferecer valor ao cliente, encontrar novos mercados e novos clientes, melhorar o poder de atração e desempenho do produto/serviço e buscar informações constantes para aperfeiçoar ou inovar o segmento. Esse trabalho resulta no valor reconhecido da marca no mercado.

“Monitore o nível de satisfação de seus clientes atuais com relação a seus produtos e serviços; não presuma que seus clientes atuais estão garantidos; de vez em quando, faça algo de especial para eles, encoraje seu feedback”. Kotler, 1999.

Quando falamos em oferecer valor para o cliente à estruturação de conhecer os públicos de interesse e treinar as equipes da empresa já foram implantadas. A troca da informação já esta incorporada por todos os setores.

Somente se consegue introduzir valor ao produto/serviço quando a organização domina os processos interno e a visão de todos é a plena satisfação de seus clientes. Um trabalho constante de relacionamento e não apenas no fechamento da venda imediata.

Sua equipe esta preparada para isso?

Se tiver alguma dúvida ou necessita de informações, fale conosco.

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