segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Você utiliza CIM em sua Empresa?

Muito se fala de comunicação, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, promoções... Mas sua empresa utiliza todos esses meios para se comunicar com seus clientes? Se sua resposta foi um sim, já é bom resultado, mas se ainda não utiliza, a pergunta é quanto tempo espera ainda sobreviver no mercado?
Num mercado cada vez mais competitivo, a questão nem é debater se sua empresa utiliza algum meio específico para se comunicar com o cliente, mas se trabalha com eficácia o CIM.
Por proporcionar resultados muito mais significativos para a empresa que vamos abordar a importância em trabalhar com uma comunicação de forma integrada, ou seja, CIM (Comunicação Integrada de Marketing).
Conforme Schultz, Tannenbaum e Lauterborn (1994), “uma nova maneira de se olhar para o todo, lá onde há algum tempo víamos apenas partes distintas, tais como propaganda, relações públicas, promoções de vendas, compras, comunicação de empregados e assim por diante. É um realinhamento das comunicações a fim de observá-las do mesmo modo como o cliente vê – como um fluxo de informação proveniente de fontes indistinguíveis”.
Ou seja, falar da mesma forma padronizada e “entendível” para todos os canais da empresa, passando a mesma mensagem para funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade como um todo. Parece simples, mas muitas empresas ainda cometem o erro de não padronizar sua comunicação, perdendo grandes oportunidades e reconhecimento dos seus trabalhos.
Uma grande ressalva é a importância de ter um marketing ativo a esses detalhes que são essenciais para o sucesso no alcance das metas estipuladas. Por exemplo, ter um site de um formato passando uma mensagem e um catálogo que passa outra mensagem, ou seja, uma comunicação que fala de varias maneiras e que não integra a mensagem como um todo. Isso faz com que a empresa tenha maior dificuldade em chegar aos seus resultados e também deixa de trabalha sua marca e seu posicionamento de mercado.
Outro exemplo bem comum são empresas que fazem campanhas e esquecem de trabalhar sua equipe interna, deixando uma falha na comunicação. Com isso, a campanha não trará o retorno esperado, pois os clientes podem ficar encantados com a campanha, comprando a idéia vendida, mas quando se depararem com uma equipe despreparada e que desconhecem a própria campanha e seus benefícios, o encantamento acabará.
Então quando falamos em CIM temos que pensar em comunicação administrativa, comunicação interna, comunicação mercadológica e comunicação institucional. Portanto, abrangendo a comunicação como um todo é possível ter mais êxito em suas ações de marketing. Com isso, faz com que fluam mais facilmente as ações propostas e melhora o reconhecimento da marca.
Nada melhor que falarmos e sermos compreendidos em nossas mensagens. O mundo empresarial esta carente de clareza em sua comunicação, pois uma mensagem correta faz toda a diferença para sua marca estar ou não no mercado, bem como conquistar clientes.

Por Silvia Regina

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