sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sua Empresa Tem atitude?

Todos sabem do poder de se ter atitude, ao qual faz muitas empresas hoje serem líderes em seus segmentos.
Vamos começar definindo atitude com um olhar ao estudo do comportamento do consumidor, assim é possível entender a importância e relevância à penetração de mercado alvo.

Uma atitude é uma predisposição para avaliar um objeto ou produto positivo ou negativamente. Formamos atitude em relação a produtos e serviços que frequentemente determinam se os compraremos ou não. (Solomon, pág. 278).

Neste  contexto se seu produto | serviço é muito bom e mesmo assim não está vendendo como deveria, pode ser uma simples questão de atitude de sua empresa.

Seus clientes automaticamente possuem atitude no que estão vendo de sua empresa. Seja a exposição do produto, atendimento, localização da empresa entre muitos outros fatores que fazem o consumidor ter uma atitude positiva ou negativa na compra efetiva dos produtos e serviços. 

Sabemos que as pessoas são movidas por sentimentos que pulsionam a emoção, a racionalidade ou mesmo a necessidade de identificação, ao qual está relacionada à atitude de cada indivíduo.

Em estudos já realizados sobre a atitude do indivíduo, existem três tipos de atitude ao qual a empresa precisa identificar em seus clientes e assim direcionar seus esforços de marketing para que se obtenha maior resultado. O modelo ABC é desenvolvido para as empresas ter o conhecimento de qual a melhor forma de atingir seu público de interesse.

Conforme Solomon (pág.257, 2008) “O modelo ABC (affect, behavior e cognition = afeto, comportamento e cognitivo) de atitude ao quais as maiorias dos pesquisadores concordam em afirmar que existem esses três componentes na atitude. O afeto, que se relaciona com a forma como o consumidor se sente quando a um objeto de atitude. O comportamento envolve as intenções das pessoas para fazer algo com relação a um objeto de atitude. E a cognição refere-se às crenças do consumidor sobre um objeto de atitude  ”.

Pensando neste contexto podemos fazer uma pequena análise, por exemplo, sua empresa tem atitude para encantar os clientes? Tem conhecimento de seus públicos para direcionar as atitudes certas e ações de marketing que realmente tragam resultados?

Nestas observações se faz necessário pensar se o seu concorrente toma sempre a frente de inovar e você apenas observar.  Uma empresa com atitude busca recursos para movimentar o segmento que atua e faz automaticamente as outras empresas também se mexerem, pois hoje num mercado globalizado e extremamente competitivo ficar estagnado é pedir para que seu negócio não prospere. 

Então observar qual é a característica de seus clientes, faz com que se torne mais fácil identificar com quais atitudes sua empresa deve trabalhar, seja na atitude de afeto, comportamento ou cognitivo. Com isso se torna um caminho mais adequado para saber se posicionar e trabalhar o seu mercado corretamente.

E sua empresa tem atitude para trabalhar corretamente seus públicos alvos de interesse? Medir os investimentos e apresentar com inovação seus produtos e serviços?

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